asdadad
Esta página olha para alguns dos problemas com a forma usual de explicar as estruturas eletrônicas dos elementos do bloco d com base na ordem de preenchimento dos orbitais s e d. Sou grato ao Dr. Eric Scerri da UCLA, que apontou esses problemas para mim e deu-me alguns trabalhos acadêmicos úteis que não teriam sido capazes de pegar.
A maneira que a ordem de preenchimento dos orbitais é normalmente ensinado dá-lhe uma maneira fácil de trabalhar fora das estruturas eletrônicas dos elementos. No entanto, ele vomitar problemas quando você vem para explicar várias propriedades dos elementos de transição.
Esta página tem um olhar mais atento a isso, e oferece uma explicação mais precisa o que evita os problemas.
A versão comumente ensinadas
Esta seção é apenas um resumo da forma como isso é atualmente ensinado.É tomado de coisas que você provavelmente já leu em outros lugares na Chemguide. Você não deve achar nada estranho nisso.
A ordem de preenchimento orbitais
Elétrons preenchem os orbitais de baixa energia (mais próximos do núcleo) antes de preencher os mais elevados de energia. Onde há uma escolha entre orbitais de igual energia, enchem os orbitais individualmente, tanto quanto possível.
O diagrama (não à escala) resume as energias das orbitais até ao nível 4p.
A estranheza é a posição dos orbitais 3d.
Eles são apresentados a um nível ligeiramente mais elevado do que os 4s - e por isso é o 4s orbital que vai encher em primeiro lugar, seguido por todas as orbitais 3d e, em seguida, os 4p orbitais. Confusão semelhante ocorre em níveis mais elevados, com tanta sobreposição entre os níveis de energia que os orbitais 4f não encha até depois das 6s, por exemplo.
Eu só quero concentrar-se no quarto período.
O início do quarto período
Tudo é simples, até este ponto, mas os orbitais 3 níveis não estão todos cheios - os níveis de 3D ainda não foram utilizados. Mas se você remeter para as energias dos