ASCRIADAS

11265 palavras 46 páginas
www.escribacafe.com

AS CRIADAS
DE JEAN GENET
TRADUÇÃO DE PONTES DE PAULA LIMA

Distribuído através do site www.oficinadeteatro.com
Para uso comercial, pedimos a gentileza de entrar em contato com o autor ou representante! www.escribacafe.com

PERSONAGENS:

CLAIRE
SOLANGE
MADAME

CENÁRIO:
O quarto de Madame. Móveis Luiz XV. Rendas. Ao fundo, uma janela aberta, que dá para a fachada de um prédio em frente. À direita, o eleito. À esquerda, uma porta e uma cômoda. Flores em profusão. É noite.
CLAIRE: (De pé, de combinação, voltando as costas para a penteadeira. Seu gesto – o braço estendido – é o tom serão de um trágico exasperado).
E essas luvas! Essas luvas eternas! Já te repeti suficientemente que as deixasses na cozinha. É com isso, por certo, que esperas seduzir o leiteiro. Não, não, não mintas, é inútil. Pendure-as por cima da pia. Quando compreenderás que este quarto não pode ser enxovalhado.Tudo, mas tudo o que vem da cozinha é escarro!
Sai! E leva os teus escarros! Mas para! (Durante esta tirada, Solange brincava com um par de luvas de borracha, observando suas mãos enluvadas; ora em buquê, ora em leque). Nada de cerimônia, faz teu bichinho. E principalmente não te apresses, temos tempo. Sai! (Solange, de repente, muda de atitude e sai com humildade segurando na ponta dos dedos as luvas de borracha. Claire senta-se à penteadeira. Aspira as flores. Afaga os objetos de toillete, escova o cabelo, ajeita o rosto). Prepara meu vestido. Depressa, o tempo voa. Você não está aí? (Volta-se)
Claire!Claire! (Entra Solange)
SOLANGE: Madame me perdoe, eu estava preparando o chá de tília (Ela pronuncia tílea) da senhora.
CLAIRE: Arranje as minhas toaletes. O vestido branco de pailleté. O leque, as esmeraldas. SOLANGE: Todas as jóias de Madame?

www.escribacafe.com

CLAIRE: Traga. Quero escolher. E, naturalmente, os sapatos de verniz. Aqueles que você vem cobiçando há anos. (Solange tira do armário alguns estojos que abre e dispõe sobre a cama). Para o seu casamento, com

Relacionados