Ascesse Protestante
Explique, a partir de Weber, como a ascese protestante influenciou o surgimento da sociedade baseada na racionalidade da sociedade capitalista.
________________________________________
Primeiramente, tentemos conceituar a ascese protestante como sendo um comportamento de renúncia ao prazer, que indica aos seguidores a levar a uma vida regrada, assemelhada a uma vida santa, a exemplo de um monasta desprovido de luxúrias, sistematizando seu comportamento de desvalorização da ostentação, focando suas energias no trabalho, e sendo este trabalho a sua vocação.
Agora tentemos imaginar a racionalidade da sociedade. O princípio da racionalidade demonstra que os indivíduos devem interagir uns com os outros através da razão, e na prática, esta interação ocorre porque os indivíduos vêem nos outros a possibilidade de gerar valor. Este princípio aplicado à vida em sociedade evidencia esta interação quase que como uma persuasão. Portanto a racionalidade da sociedade capitalista significa obter o valor que se deseja dos outros indivíduos, fazendo com que esta ação também traga benefícios a eles, mesmo que em diferença de magnitude. É uma troca de benefícios onde ambos saem com mais do que começaram ou imaginem que ganhem.
Neste contexto, a influência desta ascese protestante é justamente a adoção deste comportamento regrado, da ética para obtenção da graça, das boas práticas, do desprovimento de ostentação e da busca pela sistematização, aplicada ao trabalho, aos meios de produção. Tenhamos em mente que a conduta ascética não permitia ao protestante comprar a salvação, mas fornecia a ele um sinal da redenção e o libertava da angústia da dúvida se ele fora escolhido. Assim sendo, o protestante espelhava o sucesso na sua profissão como um sinal da eleição divina, em contrapartida que o ócio e a mendicância lhes parecia um sinal de desprovimento da graça. Era a certeza da salvação aliada a uma ética profissional que lhe justificava a ação. Sociologia