Asa Norte
Pró Reitoria de Graduação
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Introdução a Arquitetura e Urbanismo - Turma MVB (6A6B)
Orientação do Professor Frederico
A Asa Norte tem suas diferenças em relação a Asa Sul, pois, é visível uma menor quantidade de árvores, a diferença da arquitetura e no urbanismo, o espaço ocupado nas entrequadras, na distribuição dos comércios e no número de pessoas.
Nas quadras 108/308/307/107 Norte percebe-se, logo de ínicio, que, na parte superior dos comércios há a presença de quitinetes, que mesmo não sendo parte do projeto arquitetônico da cidade, foram liberadas para moradia, pois, na época Brasília já dava ínicio aos primeiros passos da especulação imobiliária, e os preços do imóveis já não estavam mais em conta,como antes, e várias pessoas de baixa renda, só tinham condições de comprar imóveis mais em conta como aqueles. Porém, não foi ruim ceder, pois estava dando oportunidade de trabalho e moradia para os moradores mais simples da Asa Norte.
Logo, percebemos o número e o tamanho menor das árvores , isto se dá pelo fato, da Asa Norte ser mais nova que a Asa Sul. Um dos problemas da Asa Norte é exatamente por causa desse fato, pois, como a arborização não é muito vasta e a altura não é suficiente para ter sombras enormes, o sol acaba refletindo com mais ênfase na lateral dos prédio, porém, mesmo assim, não deixa de ser agradável e fresco de morar, pois, a solução para o problema foi resolvida, com a chegada do toldo (cobertura de lona ou de outro tecido similar, colocada sobre portas e janelas para impedir a incidência direta do sol). Lembrando que toda quadra tem sua cinta verde ampla.
Nessa quadra percebe-se o livre acesso entre os pilotis e um lindo jardim feito pelos moradoes do lugar.
A arquitetura mesmo com algumas mudanças, não quis perder o ritmo e continou com características da Asa Sul. Por exemplo, ne uma determinada quadra a