AS REVOLU ES RUSSAS
AS REVOLUÇÕES RUSSAS
RÚSSIA CZARISTA ( Século XVI – XX):
a) Forma de governo: Desde o século XVI a Rússia foi uma monarquia marcada por um governo fortemente interventor, onde o imperador concentrava grande poder em suas mãos e suas atitudes eram incontestáveis. A grande concentração do poder nas mãos do governante se deve muito ao fato do país ocupar uma região de intensos conflitos, havendo a necessidade da intervenção constante do governo nas questões gerais.
b)Contrastes sociais da Rússia: Cerca de 80% da população vivia no campo em condições miseráveis. A servidão era a base da mão-de-obra. Em geral, era uma população que desfrutava uma liberdade cultural e religiosa, porém não havia liberdade política. A expansão dos ideais da Revolução Francesa contrastava com uma economia feudal . Logo, a Rússia apresentava um atraso em seu desenvolvimento quando comparado aos outros países da Europa.
É importante destacar as tradições revolucionárias do país, onde a população se manifestava constantemente.
c)Penetração dos ideais de Marx e Engels :Os trabalhadores eram submetidos a jornadas de trabalho de até 16 horas diárias, baixos salários e riscos de acidentes. A extrema exploração do proletariado industrial gerou movimentos grevistas e uma crescente influência das idéias socialistas de Karl Marx e Friedrich Engels.
A REVOLUÇÃO DE 1905:
a)Governo anterior a Revolução: Czarismo.
b)A situação que levou a revolução no país: Uma grande crise que o país enfrentava. A crise pode ser atribuída, entre outros fatores, as conseqüências da guerra da Rússia contra o Japão pela região da Mandchúria e também ao atraso econômico do Estado czarista. A crise acima descrita foi identificada na forma de fome e miséria.
c) Composição dos rebeldes: Manifestações populares de diferentes origens, idéias e projetos. A repressão do governo mais conhecida foi o chamado Domingo Sangrento: morte de centenas de manifestantes que reivindicavam direito de greve e