as religiões tradicionais da africa
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA-DH
DISCIPLINA: HISTORIA DA AFRICA I
DOCENTE: RUDDY AQUINO WANDERLEY
KALLY SILVA NOTRAN NOGUEIRA
AS RELIGIÕES TRADICIONAIS AFRICANAS E AS ORGANIZAÇÕES POLITICO-RELIGIOSAS
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
NOVEMBRO/2013
KALLY SILVA NOTRAN NOGUEIRA
AS RELIGIÕES TRADICIONAIS AFRICANAS E AS ORGANIZAÇÕES POLITICO-RELIGIOSAS
Fichamento de citação, referente a nota da 1° unidade, do 3° semestre, disciplina História da África I, Prof° Ruddy Aquino Wanderley.
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
NOVEMBRO/2013
GROMIKO, Kobichanov Org. As Religiões da África – Tradicionais e Sincreticas. Moscou, Edições Progresso, 1987. “Por mais diversificadas, que sejam as religiões tradicionais, animistas, politeístas ou polidemonistas, todas elas (ou pelo menos a sua maior parte) possuem certas características comuns ao sistema de crenças, de cultos e da organização sócio-clerical [...] da crença nas metamorfoses místicas [...]” (pág. 53).
“Aquele que. Devido às iniciações, se transforma num novo homem e portanto adquire uma nova hipóstase; aquele que possui o mau olhado; o feiticeiro que penetrou os mistérios do saber [...] enfim [...] todas estas personagens ou muitas delas são conhecidas nas religiões locais em diferentes partes da África. [...]objectos de cultos especiais que regulam a sua força mágica, a mantêm, para que não se esgote, dirigindo-a e orientando-a para o bem dos homens, ou o que se opõem a ela, quando se trata de cultos antifeiticeiros e antimalefícios.” (pág. 53).
“Apersar da divulgação do Cristianismo e do Islamismo, estas crenças continuam a existir nas suas formas tradicionais e, as vezes, em novas, resultantes da realidade africana actual [...] fenómenos complexos relacionados com as religiões tradicionais conservam a sua importância sócio-política e , em parte,