religiões africanas
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO: LICENCIATURA EM FILOSOFIA
DISCIPLINA: CULTURA AFRICANA - 3º PERÍODO
ALUNO: JEFFERSON ARGUILHEIRA PEREIRA
TURMA: U MATUTINO
AS RELIGIÕES AFRICANAS.
A Religião na África é multifacetada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Estas religiões são frequentemente adaptadas aos contextos culturais indígenas e sistemas de crença ou fazem sincretismo paralelamente cristianismo e islamismo. A tradicional religião africana engloba uma grande variedade de crenças tradicionais. Tradicionais costumes religiosos são, por vezes, partilhada por muitos Africanos, mas são geralmente exclusivo para grupos étnicos específicos. Muitos Africanos cristãos e muçulmanos mantém alguns aspectos de suas religiões tradicionais. Judaísmo:
O judaísmo começou no século I como uma seita do cristianismo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os judeus denominam de Antigo Testamento. À semelhança do cristianismo e do islão, o judaísmo é considerado como uma religião abraâmica. Hinduísmo:
A história do hinduísmo na África é relativamente recente, em comparação com a história do Islão, o Cristianismo ou Judaísmo. No entanto, a presença de seus praticantes na África remonta aos tempos pré-coloniais, até a época medieval.
Islã: Islã tem adeptos em toda a África. É a religião predominante na África do Norte, e também predominante na África Ocidental (sobretudo na Costa do Marfim, Gana norte, sudoeste e norte da Nigéria), no Nordeste de África e ao longo da costa oriental. As religiões tradicionais africanas também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas, espirituais e indígenas no continente africano, há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria. Religiões tradicionais africanas