As religiões no Oriente Médio
O principal conflito no Oriente Médio se dá entre palestinos e israelenses, e mistura disputas territorial e religiosa. Sua origem é histórica. Em um dos lados estão os palestinos muçulmanos, que querem todas as terras sagradas ocupadas por Israel para o Islã. Do outro, os israelenses judeus, que não querem abrir mão das terras reivindicadas pela Palestina. No Corão, livro sagrado dos muçulmanos, os israelenses são definidos como elementos minoritários e como um povo no qual não se deve confiar e que precisa ser mantido sob domínio. A porção oriental de Jerusalém é reivindicada pelos dois lados. Os palestinos querem instalar ali a capital de seu tão sonhado Estado. Até hoje, não houve acordo de paz que fizesse os inimigos chegarem a um consenso.
Religiões monoteístas:
Doutrinas que reconhecem a existência de um único Deus
Islamismo:
O início
O islamismo teve início na Arábia Saudita e logo se dispersou por todo o Oriente Médio, a partir do século VII. Os Árabes foram os primeiros fiéis, e pregaram a religião por todo o Oriente Médio.
Ala e Maomé
Nessa religião há apenas um Deus que é Ala. Ela é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentas de Maomé, o seu profeta.
Cidade de Meca
Todos os mulçumanos deviam se esforçar para realizar uma caminhada à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida. Este acontecimento é muito importante para os fiéis trocarem idéias, notícias trazidas de toda parte do mundo.
Preceitos dessa religião
De acordo com os preceitos dessa religião, cada fiel deve rezar pelo menos 5 vezes ao dia. As orações podem ser realizadas em qualquer lugar, mas as mesquitas são espaços a rezas em grupo. O ritual começa quando está amanhecendo e deve se repetir ao meio-dia, no meio da tarde, no momento do pôr-do–sol e a noite.
- O Ramadã: o nono mês do ano mulçumano é reverenciado com sagrado neste período, as relações sexuais não são permitidas, o jejum é obrigatório.
- O consumo de bebida