As Politicas Sociais no Contexto Brasileiro
Brasileiro:
Natureza de Desenvolvimento
“Maria Cristina Piana”
Origem, características e funções das políticas sociais
• As políticas sociais, na área de Serviço Social, vem ampliando sua relevância na medida em que estas têm-se constituído como estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual.
Origem, características e funções das políticas sociais
• As politicas sociais originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a
Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.
Políticas sociais deve ser marcado pela necessidade de pensar as políticas sociais como “concessões ou conquistas”, na perspectiva marxista (Pastorini,
1997, p.85), a partir de uma ótica da totalidade.
Origem, características e funções das políticas sociais
• A política social surge no capitalismo com as mobilizações operárias e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentos populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental.
• Não há política social desligada das lutas sociais. Origem, características e funções das políticas sociais
• Os liberais e assumidos pelo Estado capitalista, no enfrentamento da questão social, neste período, foi repressivo, e seguido de algumas mudanças reivindicadas pela classe trabalhadora que foram melhorias tímidas e parciais na vida dos trabalhadores, sem atingir as causas da questão social.
Origem, características e funções das políticas sociais
• A busca da classe operária pela emancipação humana, a socialização da riqueza e uma nova ordem societária garantiram algumas conquistas importantes na dimensão dos direitos políticos tais como: o direito de voto, de organização e a formação de sindicatos e partidos, de livre expressão e manifestação, e de ampliar os direitos sociais. Desta forma, segundo Behring & Boschetti (idem, p.64).
Origem, características e funções das
políticas