As pessoas e as organizações fichamento
A integração indivíduo e organização é uma problemática antiga. Weber diz que as organizações poderiam destruir a personalidade individual com o surgimento de uma “arregimentação desumana”. Surge a abordagem clássica, centrada na tarefa e método, a abordagem humanística centrada no homem e no grupo social. A partir de 1930, se percebe a existência do conflito industrial = interesses antagônicos entre a organização e o individuo.
Objetivos:
O que a organização pretende alcançar? R: lucro, produtividade, qualidade, redução de custos, participação no mercado, satisfação do cliente, etc.
O que as pessoas pretendem alcançar? R: salário, benefícios sociais, segurança e estabilidade no emprego, condições adequadas de trabalho, crescimento profissional, etc.
Eficácia e Eficiência
Toda pessoa precisa ser eficiente para satisfazer as suas necessidades individuais mediante a sua participação na organização, mas também precisa ser eficaz para atingir os objetivos organizacionais por meio da sua participação.
Eficiência: Alcance profissional de objetivos individuais como promoção pessoal, prestígio, carreira, maior salário, segurança pessoa, etc.
Eficácia: Alcance de objetivos organizacionais como maior produtividade, redução de custos, lucro, crescimento da organização etc.
A parcela maior de responsabilidade pela integração entre os objetivos organizacionais e os objetivos do indivíduo recai sobre a alta administração.
Interdependência de necessidades do individuo e da organização é imensa!!!!
Tensões entre individuo e organização podem ser diminuídas mas não eliminadas.
“Encontrar equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano constitui um ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento moderno. Constitui também o problema central da teoria organizacional.”
Conceito de equilíbrio organizacional
Modelo de induzimentos-contribuições (Barnard e Simon)
Organização -> sistema cooperativo