AS Migra es
As migrações ou deslocamentos da população no espaço.
• O Brasil recebe imigrantes das mais variadas origens, principalmente da: Europa: portugueses e italianos;
América Latina: uruguaios, argentinos e chilenos; Ásia: chineses e coreanos; América do Norte: estadunidenses.
É comum no Brasil, a dedicação de certos imigrantes a determinadas atividades econômicas. É por essa razão que relacionamos: portugueses com padarias e bares; espanhóis com restaurantes, ferro-velho, indústrias gráficas, de mecânica e de metalurgia; japoneses com mercearias ou quitandas, tinturarias ou lavanderias, fotografias e eletrônica; turcos (árabes e sírio-libaneses) com comércio de tecidos e de roupas; chineses com pastelarias e restaurante.
RAZÕES DAS MIGRAÇÕES
• As razões que explicam as migrações são inúmeras (político – ideológicas, étnico – raciais, profissionais, econômicos, catástrofes naturais etc.), embora razões econômicas sejam predominantes. A grande maioria das pessoas migra em busca de melhores condições de vida.
As migrações podem ser de vários tipos
- Migração internacional ou externa: aquela que se realiza de um país para o outro.
- Migração nacional ou interna: aquela que se realiza dentro do mesmo país. Essa se subdivide em :
- Migração inter-regional: aquela que se realiza de uma região para outra. - Migração intra-regional: aquela que se realiza dentro da mesmo região. TIPOS DE MIGRAÇÕES EXTERNAS
• Legais (realizam-se com o conhecimento e a autorização das entidades administrativas do país de destino);
• Clandestinas (realizam-se quando as pessoas ficam num determinado país sem a autorização das entidades administrativas do país de destino, ou seja, sem efetuarem os registros legais).
QUANTO A FORMA PODE SER:
• Voluntárias (realizam-se quando a decisão da deslocação é feita por vontade própria)
• Forçadas (realizam-se quando as pessoas são obrigadas a sair da sua área de residência, por razões que ultrapassam a vontade individual)
Ex: