As idéias de marx, expostas por david mclellan
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
AS IDÉIAS DE MARX, EXPOSTAS POR DAVID MCLELLAN
Trabalho elaborado pelos alunos Benicio Junior, Cristina Yumi IIjima Muniz, Kleberson Alves dos Anjos e Silvânia Pelegrine Mânica apresentado à Disciplina de Filosofia do curso de Serviço Social - UNIOESTE - a docente Fabiana Benetti.
TOLEDO – 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho resulta de uma atenta e cautelosa leitura de um pequeno trecho da produção intelectual de David Mclellan, estudioso britânico, contemporâneo (nasceu em 1940), e professor universitário de Teoria Política, que tem como interesse o estudo de Marx e o Marxismo.
Em AS IDÉIAS DE MARX, David Mclellan permite compreensão e discussão a cerca de alguns escritos de Marx acerca da Economia e Política, porem compartilhando com opinião do mesmo, podemos dizer, que a Economia, a Sociologia, a Política e a Historia de Marx estão interligadas, de tal forma que enriquece e valoriza suas teorias, que tem como objeto a sociedade burguesa e como objetivo a sua superação através de uma revolução que se encaminharia para o socialismo.
Para Marx, a economia é a ciência que estuda as relações sociais de produção. Assim a economia política marxista, aborda o valor do trabalho não pago ao trabalhador, ou seja, na exploração que capitalistas exercem sobre a classe proletária. Ao tratar de política, Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, enfatizando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada compõe o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época. Marx a partir de um determinado momento apontou o Estado como instrumento de dominação de classe. As obras de Marx sempre contemplaram o capitalismo a relação entre as classes sociais. E também acreditava que determinadas formas econômicas do capitalismo preparavam preparava o caminho para o comunismo.
Entendemos que