As estações do ano.
As posições da Terra e as estações do ano.
As estações do ano se apresentam em toda porção da superfície terrestre, isso é proveniente da posição que a Terra estabelece em função do sol. As posições que o planeta percorre no decorrer do ano são provenientes do movimento de translação, embora a Terra desenvolva vários outros. Dessa forma, em cada época do ano a Terra se encontra em uma posição distinta, e essas disparidades dão origem às diferentes estações do ano.
Diante dessas considerações, as estações são quatro: verão, inverno, primavera e outono, no entanto, suas características climáticas sofrem variações de acordo com sua localização no globo terrestre, em alguns lugares todas as estações são percebidas, ou seja, praticamente três meses para cada estação, já em outros lugares não é possível perceber claramente as mudanças.
As estações do ano têm ligação direta com a incidência de sol na superfície terrestre, como a Terra é esférica a luz solar não incide de forma perpendicular em toda extensão do planeta, além disso, a quantidade de luz em relação ao hemisfério sul e norte são distintos no decorrer do ano, devido a isso quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa.
As regiões de zonas temperadas são privilegiadas para a identificação das estações do ano, pois as mudanças dessas são facilmente percebidas, desse modo, apresenta temperaturas baixas no inverno e às vezes há ocorrência de precipitação de neve. No outono e na primavera as temperaturas são amenas e não apresentam nem muito calor e nem muito frio e no verão as temperaturas se elevam.
Ao contrário, nas regiões de zona intertropical geralmente as temperaturas são elevadas praticamente todo ano e isso dificulta a percepção das diferenças das estações do ano. Em zonas polares, assim como na zona intertropical, não é possível identificar as quatro estações do ano, uma vez que nessas regiões geladas as temperaturas sempre