As empresas s o grandes cole es de processos
O artigo tem como principal alvo abordar um assunto muito discutido na atualidade, o processo nas organizações, quando se trata de Administração de Empresas.
O Artigo “As Empresas São Grandes Coleções De Processos”, de José Ernesto Lima Gonçalves, traz uma visão ampla sobre a gestão por processos, o texto coloca como uma das definições de processo como sendo atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e tecnologia, que está sendo gradativamente implantada nas instituições/organizações, e muitas vezes sendo “mal interpretada” por aqueles que não se adequam a mudança. Desta forma, os processos englobam varias atividades e funções, o que muitas vezes vem sendo confundida com o funcionalismo. Tal definição não inclui apenas as tarefas a serem executadas, mas também o número de operadores, a distribuição do trabalho entre eles, a tecnologia empregada, os indicadores de eficiência e os resultados esperados, ou seja, todo conjunto de tarefas que recebem as informações mediante a indicadores e que o transformam em resultado final, seja ele um produto tangível ou intangível, para clientes internos ou externos.
Hoje em dia, com a tecnologia muito avançada, usa-se em todo momento, especialmente em escritórios a rede informatizada. Por esse motivo o deslocamento do trabalho não é tão facilmente observável. Os processos envolvem predominantemente pessoas e tecnologia e são atividades coordenadas, como dito anteriormente. O processo empresarial em termos de coordenação vem substituindo aqueles voltados para o fluxo de trabalho ou fluxos físicos de materiais. O Gerenciamento de Rotinas traz processos