As doutrinas do poderio dos Estados Unidos da America
Algumas doutrinas, posicionamentos intelectuais, filosóficos e até religiosos colaboraram para esse sucesso. Veremos algumas.
Iluminismo
A independência dos Estados Unidos se deu baseada nas ideias do Iluminismo (democracia, o liberalismo econômico, liberdade de culto e de pensamento). Por isso, podemos dizer que este movimento contribuiu para o poderio do país.
Estátua da Liberdade, um dos símbolos dos EUA
Destino Manifesto
Após sua independência, foi criado o Destino Manifesto, que pregava que os americanos eram eleitos por Deus para levar “progresso” e a “civilização”a outros povos. Devido a esse pensamento, milhares de índios e mexicanos foram mortos em meados do século XIX, para realizar expansões territoriais.
Liberalismo Econômico
Este é um dos ideais do Iluminismo, que teve grande importância no crescimento dos EUA, principalmente na construção de indústrias. Em meados do século XIX, o país já se despontava como a quinta nação do mundo em produção industrial. A verdade é que dentro do país existiam grandes monopólios, que formavam grupos empresariais enormes e fortes, que existem até hoje.
Doutrina Monroe
Essa doutrina era contra qualquer interferência dos países europeus na economia dos EUA. A ideia de que a América é para os americanos contribuiu para o início da hegemonia estadunidense em toda América.
Protestantismo
O Protestantismo defendia a ideia de que as pessoas que acumulam dinheiro e gastam com benefícios próprios, são escolhidas por Deus, sendo esse dinheiro fruto de merecimento. Esse movimento foi mais um fato que contribuiu para a formação da superpotência conhecida por todos como os Estados Unidos da América.