as crianças na segunda guerra mundial
2013
As crianças na Segunda Guerra Mundial
Por Agatha Pires Aguiar
Não sei com que armas a terceira Guerra Mundial será lutada, mas a quarta Guerra Mundial será lutada com paus e pedras.
(Albert Einstein)
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é tentar entender a realidade das crianças que viveram durante a segunda grande guerra, seja como judeus fugindo dos alemães, seja fazendo parte do exército.
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial, crianças, história.
Abstract: The purpose of this research is to understand the reality of children who lived during the second world war, be that as Jews fleeing the Germans, either part of the army.
Keywords: World War, children, story.
A Segunda Grande Guerra
Com o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, França, Inglaterra e Estados Unidos impuseram às potências europeias o Tratado de Versalhes, que na teoria era um tratado de paz, mas na prática determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a Primeira Guerra Mundial e a obrigava a reparar algumas nações, abrindo mão, por exemplo, de parte de seu território e limitando seu exército.
Após dez anos, na década de 1930, havia na Europa o surgimento de governos totalitários com objetivos fortes militares e expansionistas, como na Itália, o Partido Fascista de Benito Mussolini e o Nazismo na Alemanha, que era liderado por Adolf Hitler. Na Ásia, o Japão tinha também objetivos expansionistas e junto aos dois anteriores, formaram o chamado Eixo – um acordo com o fito de conquistas bélicas.
Um dos objetivos de Hitler era o de reaver as terras perdidas na primeira Grande Guerra e expandir o território alemão numa clara demonstração de afronta ao Tratado de Versalhes e em 1939 ocorreu o ataque da Alemanha à Polônia, resultando na declaração da França e Inglaterra de guerra contra os alemães. Assim formou-se o segundo grande grupo chamado de Aliados, composto também posteriormente por URSS e Estados Unidos.
Até o