A Segunda Guerra Mundial e Suas Consequencias
As causas: Iniciou-se na Europa e rapidamente espalhou-se na África e Ásia. Aconteceu na década de 1930, com o surgimento de governos totalitários com objetivos militaristas e expansionistas, na Europa. Na Alemanha o nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão e reconquistar os territórios perdidos na primeira guerra mundial. Na Itália o partido fascista, que era liderado por Benito Mussolini, que logo após se tornou Duce da Itália e tinha poderes sem limites.
A Alemanha invade a Polonia no dia 1/dez/1939, após a neutralidade da União Soviética. Ataques iniciados pela Alemanha contra a Europa Ocidental, 10/maio/1939, invadindo os países: Holanda, Bélgica e Luxemburgo, que haviam ocupado uma postura de neutralidade. Em Jun/1940 a União Soviética encorajada pela “Alemanha de Hitler” ocupou os países: Lituânio, Letônia e Estônia. Os alemães e seus aliados invadiram a União Soviética em 22/jun/1941. As tropas soviéticas contra-atacaram em 6/dez/1941, forçando as tropas alemãs saírem dos arredores de Moscou. Um dia depois o Japão bombardeou Pearl Harbor e os Estados Unidos, quase de imediato, declarou guerra contra o Japão. Em 11/dez/1941, Alemanha e Itália se juntaram e declararam guerra contra os Estados Unidos.
A Alemanha pretendia impor uma nova ordem na Europa, que disseminava a ideologia nazista e de imposição dos alemães e a exclusão dos negros, homossexuais, judeus e ciganos.
A Itália e a Alemanha passaram por uma crise econômica em 1930, com varias pessoas sem emprego. Uma das soluções foi a criação das industrias de armamento e equipamentos bélicos.
As consequências: terminou no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão foi o ultimo país a se render, e mesmo depois ainda sofreu um ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. O que provocou a morte de vários japoneses inocentes.
Foram milhões de mortes, cidades destruídas,