AS CONTRIBUIÇÕES QUE A SOCIOLOGIA E A PSICOLOGIA PUDERAM DAR NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HUMANÍSTICA E SUAS RAZÕES?
CURSO ADMINISTRAÇÃO
AS CONTRIBUIÇÕES QUE A SOCIOLOGIA E A PSICOLOGIA PUDERAM DAR NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HUMANÍSTICA E SUAS RAZÕES?
Alunos: Rodrigo Alexandre Barcellos
Helen Ramos da Silva
Cristiano Gomes da Silva
Marianne Candido Gomes
Layane Fátima Borges de Araujo
Professor:
Amilton Paulo Borges
Abril-2013
Goiânia-GO
INTRODUÇÃO
Foi a partir da década de 30 que surgiu a reação inevitável às teorias que dominavam então a gestão, centradas nas tarefas e na estrutura. O centro das preocupações deste novo grupo de construtores da teoria da gestão era a componente humana das organizações, as pessoas, recorrendo à Psicologia e à Sociologia Industrial. Dentre as distintas áreas do conhecimento cientifico há uma voltada especificamente para o estudo do homem, denominada de ciências humanas.
A psicologia e a sociologia têm como objeto material o comportamento do homem, individual ou coletivamente. Em outras palavras, trata-se de ciências envolvidas diretamente os homens, suas relações, sua historia e seus pensamentos. Nesse sentido a sociologia e a psicologia em uma concepção têm contribuído para que a teoria humanística viesse com a nova idéia para a maioria dos trabalhadores, a preocupação coma parte psicológica e social, é mais importante do que a preocupação com o aspecto material e financeiro mudando a velha concepção de que a condição física era o principal fator para os resultados produtivos dos operários.
Assim a sociedade contribui para o estudo de uma ciência, ou seja, aquilo que a sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade, nesse sentido a psicologia contribuiu para privilegiar a esfera individual como pólos centrais de estudo em geral são raras às vezes. A psicologia vê o individuo de forma isolada, abstrata e enxergam como se produz socialmente. Como a sociologia e a psicologia operam entre campos distintos, de forma que