As condições de trabalho imigrante no Conselho de Cooperação do Golfo
1925 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASInstituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCH
Departamento de Ciências Políticas
HZ 942 – Relações Internacionais
Professor Paulo Manduca
As condições de trabalho imigrante no Conselho de
Cooperação do Golfo
1. O conselho de cooperação do golfo é uma organização econômica formada por países do golfo pérsico, nesta organização se encontram Omã, Emirados Árabes
Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait. Estes países estão constantemente em destaque por sua região ter quantidades abundantes de petróleo, e suas economias estarem cada vez mais chamando atenção do mundo. Grande parte dos países estão sob o regime de alguma monarquia e possuem uma influencia muito grande do islamismo .
O Bahrein é um países que comprou sua fama internacional, construindo uma pista extravagante e milionária para participar dos trajetos de corridas da fórmula 1. O
Qatar ocupa umas das primeiras posições de maior PIB perca pito do mundo, e possui a terceira maior reserva de gás natural ainda existente, o Kuwait possui a quinta maior reserva de petróleo do mundo, tem o décimo primeiro maior PIB per capita do planeta e tem o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo árabe. Omã é conhecido pelo refino de petróleo e gás natural, construção civil, cimento, mineração de cobre, aço, produtos químicos, fibras ópticas. Devido à diminuição das reservas de petroleo, o país tem desenvolvido planos que buscam diversificar sua economia, atrair indústrias e privatizar atividades, com vistas a diminuir sua dependência do petróleo a apenas 9% do PIB no ano 2020.
Os Emirados Árabes Unidos têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo e possui uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio. O país tem, atualmente, a trigésima sexta maior economia a taxas de câmbio de mercado do mundo, e é um dos países mais ricos do mundo por Produto Interno Bruto per capita.
O país classifica-se na décima quarta