As bases quimicas da vida
Os nucleóticos podem ser considerados os monómeros do DNA/RNA, sendo o polimero, o próprio DNA/RNA.
Os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas podem ser classificadas em: pirimidinas e púricas. A base está ligada ao carbono 3 da pentose e o fosfato está esterificado ao carbono 5 da mesma.
Ficheiro:Nucleotideos.gif
Representação química de um nucleotídeo.
Tanto o DNA como o RNA tem duas bases púricas: a adenina e a guanina. Eles possuem também uma pirimidina principal: a citosina. Mas existe uma diferença entre as bases de DNA e RNA: a segunda base pirimídica, que vai ser a timina no DNA e a uracila no RNA.
O DNA é o principal constituinte dos cromossomos.Os genes são segmentos de molécula de DNA ,responsáveis pelas características dos indivíduos. O RNA participa principalmente do processo de síntese de proteínas.
Os ácidos nucleicos são substâncias de caráter ácido que, quando descobertas, foram associadas ao núcleo celular, considerando-se que eles estariam presentes somente neste local. Existem dois tipos bastante conhecidos de ácidos nucléicos: o DNA e o RNA. Essas duas importantes estruturas apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo unicelular ou pluricelular.
Os ácidos nucleicos são exemplos de estruturas formadas a partir de nucleotídeos. E, em relação à composição do DNA, temos a formação da maior macromolécula celular, toda ela formada por nucleotídeos.
O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base