As atividades de um
a) Enfermeiro
b) Agente comunitário de saúde
c) Médico
d) Técnico de enfermagem
e) Agente de endemias
2. O programa de agentes comunitários de saúde (PACS), existente desde o início dos anos 90, foi efetivamente instituído e regulamentado em 1997, quando se iniciou o processo de consolidação de descentralização de recursos no âmbito do sistema único de saúde (SUS).
Em relação ao PACS, considere as afirmações a seguir:
I- O programa foi inspirado em experiências de prevenção de doenças por meio de informações e de orientação sobre cuidados de saúde.
II- O ACS deverá atender entre 400 e 750 pessoas, dependendo das necessidades locais, e desenvolverá atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde.
III- O ACS deve visitar no mínimo uma vez a cada 2 meses cada família da sua comunidade.
IV- O ACS é o elo da população com a unidade de saúde.
Estão CORRETAS somente as afirmações:
a) I e II
b) II, III e IV
c) I,II e IV
d) I, II e III
e) I, II, III e IV
3. É uma das etapas estratégicas do planejamento de ações do médico de família e comunidade e da estratégia saúde da família. Os principais objetivos são: (a) conhecer hábitos e modos de vida da comunidade relativos aos fatores de risco e de promoção à saúde; (b) identificar áreas de risco e de proteção à saúde; (c) identificar instituições de saúde, de ensino, religiosas e outras que possam ser inseridas no universo das ações de promoção da saúde e prevenção de adoecimento; (d) realizar diagnóstico do perfil sócio-demográfico e de saúde da população adscrita; (e) grau de resiliência.
a) Diagnóstico comunitário
b) Planejamento em saúde
c) Mapeamento de áreas de risco
d) Estabelecimento de prioridades
e) Cadastramento das famílias
4. As necessidades de uma população podem ser percebidas de forma diferente se forem identificadas