As 3 leis de Newton aplicadas ao movimento do barquinho pop pop
As três leis de Newton são diretamente aplicadas ao movimento do barquinho pop pop produzido durante as aulas.
De acordo com a primeira lei, a lei da Inércia, “os corpos têm tendência a permanecer em repouso até que uma força externa atue sobre eles”, ou seja, seu estado de inércia só é alterado se for aplicada a ele uma força resultante diferente de 0. Essa lei explica o movimento da largada do barco: a força do atrito da água é subtraída à força total produzida pela caldeira, gerando a força resultante (força final que faz o barquinho andar). Essa mesma lei se aplica à chegada do barco, quando ele para de se movimentar, pois se ele se encontra em movimento a tendência é que continue em movimento até que outra força atue sobre ele.
A segunda lei de Newton, o princípio da dinâmica, diz que “os corpos sujeitos a uma força resultante não nula (logo não vale o princípio da inércia) adquirem aceleração na mesma direção e sentido que a força resultante”. Logo, concluímos que F(resultante) = m.a", onde m= massa (Kg) e a = aceleração (m/s²). Aplicada ao barco, essa lei é a força que se relaciona a todo o movimento do barco.
A terceira lei, a lei da ação e reação, diz que "se um corpo A aplica força em um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade e direção, mas com sentidos opostos". A caldeira do barco produz uma força contrária ao movimento do barco, mandando o vapor na direção oposta e recebendo uma força total como resposta.