arts and crafts
1º Semestre 2013/14
Relatório nº1
Análise Estrutural
Sara Barros
Nº: 46930
Objectivo do relatório
Desenvolvimento de um banco para a recepção da nova ESAN.
Este deve:
- ser destinado a 2 utilizadores;
- aguentar com uma carga de 300kg;
- ser mono-material;
- ter uma carga máxima no encosto vertical de 150 kg;
- ter um factor de segurança de 2.5;
- ter uma deflexão máxima da estrutura de 15 mm;
- ter uma deflexão máxima da cadeira de 20mm.
Para a elaboração deste projecto, utilizamos a aplicação do programa SolidWorks: Simulation Express. A finalidade é calcular a resposta da estrutura às solicitações a que está sujeita. É através desta aplicação que se determina os valores de deslocamentos e tensões suportadas pela cadeira e estrutura respectivamente.
Para estas análises, serão consideradas forças e momentos em locais específicos, de modo a simular situações reais e identificar as regiões da estrutura mais “sofridas” e escolher a geometria e o melhor material.
Tensão e Deformação
A cadeira e a estrutura estão ambas sujeitas a forças durante o seu uso, assim, é necessário conhecer as características do material a ser utilizado, para que o projecto final suporte o utilizador comum. O grau da deformação depende da intensidade da tensão. Por exemplo: para um esforço de tracção num nível baixo, a deformação é proporcional à tensão, e este comportamento é usual na maioria dos metais. O módulo de elasticidade é uma rigidez ou resistência do material à deformação elástica, e quanto maior, será a deformação resultante para um dado esforço de tracção. A deformação elástica não é permanente, pois ocorre enquanto durarem os esforços sobre uma estrutura, retornando à forma original após o esforço terminar. No caso dos metais, há um limite máximo de deformação elástica de quase 0,005, assim a relação de tensão e deformação deixa de ser válida, ocorrendo deformações