Artropodes
ARTRÓPODES
Animais exemplos: insetos (mosca, grilo, etc); aracnídeos (aranha, escorpião, ácaro); quilópodes e miriápodes (lacraia e piolho-de-cobra, respectivamente)
Características: animais de patas articuladas com exoesqueleto de quitina
Ganhos evolutivos: EXOESQUELETO IMPERMEÁVEL(evitar gasto ou absorção excessiva de água - conquista da terra) e PATAS ARTICULADAS (ajuda a atravessar obstáculos na terra).
Porque são o maior Filo Animal ?
Adaptações e aperfeiçoamentos permitem-lhes habitar qualquer ambiente e desempenhar quase qualquer função ecológica.
O exosqueleto, cutícula segregada pela epiderme, que serve de sustentação do corpo, protege e permite a formação de estruturas como mandíbulas, órgãos sensoriais ou asas (na verdade os insectos foram as primeiras criaturas a desenvolver o voo como meio de locomoção).
Apêndices articulados, permitem a locomoção e a manipulação de alimento de forma mais eficiente.
O ar é distribuído directamente às células e tecidos através de traqueias, o que permite a manutenção de um alto metabolismo.
Órgãos sensoriais altamente desenvolvidos como olhos compostos (ou visão tridimensional e a cores no caso de algumas aranhas) e receptores olfactivos, tácteis ou sonoros.
Competição intra-específica reduzida através de metamorfoses que permitem que juvenis e adultos ocupem nichos ecológicos diferentes.
Padrões de comportamento complexos, tanto instintivos como aprendidos. Alguns são mesmo capazes de aprender por tentativa e erro.
A capacidade de voo da maioria dos insectos que lhes permitem explorar novos recursos ou escapar de condições adversas.
Características Gerais
Os artrópodes são animais triblásticos, protostômios e celomados. São metamericamente segmentados, bilateralmente e simétricos, com o corpo organizado em cabeça, tórax e abdome ou cefalotórax e abdômen. Apresentam apêndices ou patas articuladas e exoesqueleto quitinoso; sistema digestivo completo, sistema