Artigo46
América Latina e o Mundo: espacialidades contemporâneas. Rio de Janeiro: Lamparina; Anpege,
Faperj, 2008, vol 1, p. 77-91.
A relação entre espaço mundial e território nacional sob as dinâmicas da mundialização Álvaro Luiz Heidrich
Quando surge a territorialidade moderna, ao mesmo tempo se inicia uma estruturação do espaço mundial, como uma realidade que lhe é perfeitamente coerente.
O que se observa atualmente, porém, é que processos e formas derivadas da articulação do espaço mundial produzem instabilidades àquela. A reflexão a seguir busca contribuir para a análise dessa relação. Com esse intuito, inicialmente farei considerações sobre a articulação espaço-tempo em âmbito mundial, com a apresentação de algumas evidências que distinguem a espacialidade deste tempo. Depois, apresentarei uma compreensão das dinâmicas e suas temporalidades, nas quais se contextualizam tais mudanças. Desse modo, segue, uma reflexão sobre a relação entre espaço e território, demarcada pela escala mundial. Busco desenvolver um argumento voltado para a identificação de algumas feições próprias da espacialidade, na escala do tempo contemporâneo e na escala do espaço mundial.
1. Algumas evidências de um conjunto de mudanças contemporâneas
As dinâmicas de formação das espacialidades contemporâneas envolvem múltiplos mecanismos e não são regidas por uma única ordem. Trata-se de uma geografia complexa, que diz respeito a propriedades espaciais dos fatos e processos, deste tempo.
Uma caracterização preliminar desta abrangência nos indica que o mundo atual é objeto de ampla modificação que corresponde a processos, como: o surgimento de novos estados territoriais; de integração regional; transnacionalização e globalização; mudança no papel econômico e político das regiões; reforma da organização estatal;