Artigo Viol Ncia Contra A Mulher Corrigido
MORAES, Paula Jéssica Trigueiro1
MELO, Nathalie Santana de2
RESUMO
Palavras-chave: gênero, patriarcado, família e violência contra a mulher
ABSTRACT
Keywords:
INTRODUÇÃO
Sendo uma das principais áreas temáticas dos estudos feministas no Brasil, a literatura sobre violência contra as mulheres teve suas origens no inicio dos anos 80, tais estudos foram fruto das mudanças sociais e políticas no pais, que acompanhavam seu processo de redemocratização. Na época um dos principais objetivos do movimento era dar visibilidade à violência contra as mulheres e combatê-las mediante intervenções sociais, psicólogas e jurídicas.
Os primeiros estudos sobre o tema consistiam em conhecer quais os crimes mais denunciados, quem eram as mulheres e quem eram seus agressores, após trinta e quatro anos os estudos realizados, ainda são baseados principalmente nos casos denunciados nas Delegacias de Defesa da Mulher, sendo um problema que por sua magnitude, tornou-se de interesse publico tanto pelo aumento da frequência com que ocorre quanto pela maneira como afeta a vida das pessoas, sobretudo, daquelas que vivem nos grandes centros urbanos.
Dados do Mapa da Violência 2012 / Instituto Sangari (abril 2012) destacam que de 1980 a 2010, foram assassinadas no pais perto de 91 mil mulheres, 43,5 mil só na ultima década. Sendo que o quantitativo de mulheres vitimas de assassinato nos últimos anos 30 anos passou de 1.353 para 4.297 representando um aumento de 217,6%, percentual mais que triplicado. Corroborando com este levantamento os dados da Central de Atendimento à Mulher destacam que no período de Janeiro a Junho de 2013 foram 306.201 registros. O Amazonas registrou no ano de 2012, 3.354 casos entre mulheres de 18 a 24 anos.
Os números citados confirmam que a violência constitui-se um grave problema tanto de saúde quanto de segurança publica que por sua vez tem instigado a