Artigo Vender Um Est Mulo Ao Esfor O Criativo
Por Rodrigo de Lellis
Geralmente, tudo o que hoje se comenta a respeito de gestão de pessoas parte do pressuposto que devemos ter um grupo de colaboradores fieis, como um time campeão! Ou seja, é desejável que se forme um grupo de seguidores que estarão ao lado da empresa onde for. Isso é sem dúvida importante em qualquer setor de qualquer empresa, seja do ramo que for. Porém, quando estamos falando de um departamento de vendas e se trata de uma empresa essencialmente de prestação de serviços, ter um grupo coeso é mais do que desejável, pode representar a vida ou a morte competitiva da empresa.
Sendo assim, um dos principais elementos para se consiga cultivar uma equipe de base sólida é usar a criatividade como força motriz dos projetos empreendidos por todos.
Deve-se levar em conta que uma equipe que está em condições de exercer sua criatividade tem, necessariamente, que ser uma equipe motivada. Portanto, cabe à empresa gerar os mecanismos necessários para que se crie assim um ambiente propício onde os colaboradores se motivem. O que a alta gerência deve ter em mente é que quando você trata o crescimento pessoal com um elemento de motivação, você muda a maneira como as pessoas encaram o próprio trabalho, ajudando-as a se tornarem mais competentes e lhes dá um objetivo cheio de significado para saírem para o trabalho todos os dias. A partir daí, trabalhando sozinhos ou em conjunto, eles aprendem a contribuir de maneira criativa para a organização em busca de mudanças contínuas, de renovação.
O exercício de se criar uma cultura onde a criatividade é estimulada dentro das empresas precisa ser desenvolvida gerenciando as expectativas criadas, pois essas costumam ser elevadas. Isso se deve em função de que cada um tem uma fonte de criatividade interior. Todas as pessoas são criativas, mas a criatividade é algo a ser buscada todos os dias, portanto, demanda prática. Não se pode esperar que do dia para a noite alguém