Artigo V06
COM PRISMAS REFLETORES
Lucas Basso1, Matheus Alex Ribeiro de Carvalho1, Ramon Dall’Agnol1
Daniel Carvalho Granemann2
1
Curso Técnico Integrado de Agrimensura, Universidade Tecnológica Federal do
Paraná – UTFPR, Campus Pato Branco, CEP 85503-390, Pato Branco, PR, Brasil
2
Professor Orientador, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR,
Campus Pato Branco, CEP 85503-390, Pato Branco, PR, Brasil
1
lucasbors@hotmail.com; 1mate.alex@hotmail.com; 1ramonees_@hotmail.com;
2
granemann@utfpr.edu.pr
Resumo: Com o passar do tempo e avanço da tecnologia, surgiram equipamentos de mensuração que possibilitam obter resultados mais precisos e confiáveis. Exemplo disso é a estação total, equipamento constituído basicamente por um medidor eletrônico de distância (MED) e um processador matemático. As estações mais modernas são a prova d‘água e permitem realizar levantamentos topográficos em ambientes úmidos, com chuva, neblina entre outras condições climáticas. No entanto, os prismas refletores utilizados nas mensurações de direções e distâncias por alguns modelos de estações totais, apesar de serem impermeáveis, podem não retornar o sinal emitido pelo equipamento quando há interferência das precipitações atmosféricas.
Dessa forma, o objetivo desse trabalho é realizar medições lineares com a estação total
Leica TC 307 e verificar o retorno do sinal pelo prisma refletor na presença de chuva simulada. Verificou-se que, para as distâncias adotadas neste trabalho, a diferença máxima obtida com e sem simulação de chuva foi de 1 milímetro para a distância horizontalizada de 5 metros, e precipitação média de 10mm/hora.
Palavras chaves: Estação Total, Chuva Simulada, Prisma Refletor
Abstract: With the passage of time and advancement of technology, equipment emerged that enable measurement results more accurate and reliable. An example is the total station, an equipment constituted basically of an electronic meter