Artigo Toinha
O foco deste artigo consiste em demonstrar as relações existentes entre coordenador pedagógico, professores e gestores, bem como o reconhecimento do coordenador pedagógico enquanto mediador, líder, articulador nos espaços de educação básica, suas contribuições e atribuições na educação básica da rede municipal de ensino de Fernando Falcão buscando estabelecer relações de dialogo, democracia, planejamento e formação continuada entre todos os envolvidos neste processo de ensino aprendizagem, garantindo assim a qualidade da educação.
O coordenador pedagógico exerce um papel significativo no espaço de educação básica na rede municipal de Fernando Falcão, atuando como articulador e contribuindo com o trabalho pedagógico dos professores. Desta forma, denota-se a importância de uma especificidade desta função para que este profissional a clareza de suas atribuições que norteiam seu trabalho pedagógico. Contemplam-se alguns anseios, compromissos e organização dentro de uma instituição de educação que busca um trabalho conjunto com a equipe, assumindo uma postura democrática, critica e centrada no processo ensino aprendizagem dos educandos.
2. COMO SURGIU E COMO É O DIA DE UM COORDENADOR PEDAGÓGICO.
A figura do coordenador pedagógico surgiu com as transformações na educação entre as décadas de 70 a 90. A partir das transformações sociais, políticas, econômica a mudança de valores, a fragilidade da educação, a desvalorização dos profissionais provocou situações de desanimo na educação, resultada de políticas educacionais formatadas e despejada nas escolas sem um planejamento, sem a participação dos professores. O coordenador professor pedagógico surge em meios a essas inovações educacionais voltadas para projetos diferenciados, mudanças, porém sem nenhuma qualificação o que comprometeu o bom desempenho de sua função. A figura do coordenador foi fruto de um de uma concepção progressista, onde as novas formas de gestão escolar e processo ensino