ARTIGO SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS EM DETERMINADOS ELEMENTOS.
Caroline Lima (141141189@unifacs.edu.br), Ivan Bergstén (ivanesbergsten@gmail.com), Paulo Victor Ribeiro (unifacs_pv123@hotmail.com), Rebeca Andrade (rebecaaandrade@hotmail.com), Robert Brito (019141063@unifacs.edu.br), Rubem Marques (rubemmarques@gmail.com).
Resumo Em razão da sua enorme relevância para estudos da química, nesse experimento caracterizou-se a variação das propriedades ácido-básicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um mesmo período da tabela periódica, analisou-se também a razão da reação mais imediata de um elemento e do outro mais demorada dando ênfase às suas características, tanto metálicas como não-metálicas.
Para a realização da prática feita em sala de aula, é necessária a compreensão de toda a parte teórica, com a finalidade de introduzir novos conceitos e interpretações a respeito o que foi ensinado sobre os assuntos. O conhecimento sobre o tipo de substâncias a ser utilizada é fundamental, como por exemplo a fenolftaleína, composto utilizado para indicar o valor do pH (incolor para o pH abaixo de 8,2; rosa claro para pH entre 8,0 e 10,0 e rosa escuro ou roxo para pH acima entre 10,0 e 12,0)1 . O pH varia de uma escala de 0 a 14. No momento que se tem uma substância neutra, significa que o valor é 7. Quando se tem uma substância ácida, os valores são menores que 7 e quando se obtém uma substância básica, os valores são maiores que 7.2 Outra informação importante é que as propriedades ácidas ao reagirem com base, sempre formam sal e água3. O conceito de agentes oxidantes se dá pelo fato de provocar a oxidação do agente redutor e acaba recebendo elétrons. Um exemplo de uma propriedade oxidante seria a ferrugem, pois o oxigênio faz vários contatos com metais, formando o processo de ferrugem. Já os agentes redutores provocam a redução do agente oxidante, fazendo com que perca elétrons. Exemplos comuns de propriedades