Artigo Massagem Capilar
ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS DE MASSAGEM UTILIZADAS EM UM
PROTOCOLO DE TRATAMENTO PARA QUEDA CAPILAR.
Camila Wielewski1
Camilly Fernanda Serrão2
Denise Kruger Moser3
Resumo: A humanidade vê os cabelos com um valor indiscutível como uma característica pessoal. Ele pode representar diferenças sociais, profissionais, religiosas e até mesmo personalidade, demarcando a individualidade de cada um.
Principalmente às mulheres que buscam ter cabelos saudáveis, sedosos e brilhosos.
Para muitos, a perda de cabelo é um evento grave que pode alterar a autoestima.
Os cabelos possuem um ciclo reprodutivo dividido em três fases: anágena, catágena e telógena, quando uma destas fases sofre alguma alteração tem-se como resultado a queda capilar ou alopecia como é chamada. A indústria cosmética vem desenvolvendo protocolos de tratamentos para queda capilar com formulações e princípios ativos voltados para combater esse tipo de alteração associadas a outras técnicas que potencializam o tratamento como, por exemplo, as massagens. Este estudo foi desenvolvido e baseado em uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório, no qual foi analisado um protocolo de tratamento para queda capilar associado a técnicas de massagens. Os tônicos capilares, produto principal utilizado no protocolo tem uma melhor permeação quando associados e aplicados juntamente com massagens que irão promover um aumento da circulação periférica, promovendo uma vasodilatação, aumentando desta forma a metabolização do folículo piloso e ajudando no processo da diminuição ou melhora da queda capilar ou alopecia.
Palavras chaves: Princípios ativos capilares; Massagem; Recuperação.
1 INTRODUÇÃO
A principal função fisiológica dos cabelos é proteger o couro cabeludo contra os raios solares, impactos e regulação da temperatura. Os cabelos são exclusivos dos mamíferos e se distingue devido à herança genética e étnica (MACEDO 2001).
Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí –