Artigo inorgânica
O hidrogênio está presente em praticamente todas as
“coisas”, e suas aplicações são diversas, dentre elas, podemos citar, o uso do hidrogênio no aumento do nível de saturação de gorduras, através do processo de hidrogenação é realizada a eliminação de grupos funcionais insaturados, pela adição de átomos de hidrogênio • Aplicações da Hidrogenação:
Nestas
indústrias,
encontramos
processos
que
utilizam a hidrogenação com os mais diversos fins, como por exemplo: estabilização de combustíveis; aumento do ponto de fusão de materiais graxos e produção de margarinas; obtenção de intermediários quirais para a síntese de fármacos; produção de borracha nitrílica hidrogenada que funciona como selo nas garrafas PET e que impedem a perda do gás dos refrigerantes.
Nos óleos e gorduras, é encontrada a presença de ligações simples ou duplas, que influenciam as propriedades físicas
e
químicas,
como
viscosidade, densidade, e temperatura de fusão.
O número de ligações duplas presentes nas cadeias de óleos e gorduras, é que irá determinar a alteração do conjunto das propriedades físicas e químicas do material graxo.
Hidrogenação na industria alimentícia. Na
industria
alimentícia
utiliza-se
a
hidrogenação principalmente para aumentar o prazo de validade de óleos ou para produzir gorduras vegetais. Um processo diferencia-se do outro através do grau de hidrogenação. No caso dos óleos a hidrogenação se da de forma parcial, para que o produto continue liquido. Já para a produção de gorduras a hidrogenação realiza-se de forma quase completa através de um catalisador de níquel.
Outro produto produzido através de gorduras vegetais hidrogenadas é a margarina, que surgiu no séc. XIX, em um período de crise econômica, quando Napoleão III um prêmio a quem
ofereceu produzisse algo que
substituísse a manteiga de origem animal por algo mais acessível financeiramente por
sociedade.