Artigo Febre Reum tica
Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2011 mai-jun;9(3):234-8
Febre reumática: revisão sistemática*
Rheumatic fever: systematic review
Annelyse Peixoto1, Luiza Linhares1, Pedro Scherr1, Roberta Xavier1, Stefanni Lilargem Siqueira1, Thais Júlio
Pacheco1, Gisele Venturinelli2
*Recebido da Faculdade de Medicina de Campos. Campos dos Goytacazes, RJ.
RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi rever na literatura pertinente aos seguintes tópicos: fisiopatologia, quadro clínico, tratamento e profilaxia mais indicados para pacientes com febre reumática, de modo que os profissionais médicos possam diagnosticar mais precocemente esta doença e tratá-la corretamente, visando o maior bem-estar dos pacientes.
CONTEÚDO: Utilizou-se como fonte de base de pesquisa as bases de dados da LILACS, Scielo e Medline, bem como periódicos nacionais e internacionais abordando assuntos relacionados ao tema, como os da Revista Brasileira de Reumatologia, Jornal de Pediatria, Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia de
São Paulo, entre outros.
CONCLUSÃO: A febre reumática é uma doença que pode evoluir com complicações graves, mas que pode ser facilmente prevenida, contudo o percentual de pacientes acometidos ainda é crescente. A deficiência de conhecimento do profissional de saúde em relação ao manuseio clínico dessa doença contribui para que a FR seja um problema de saúde pública. Assim, há uma forte necessidade de promover ações em medicina preventiva eficazes para a população.
Descritores: Cardiopatia reumática, Diagnóstico, Epidemiologia, Febre reumática, Fisiopatologia, Quadro clinico, Mortalidade, Profilaxia, Tratamento.
SUMMARY
BACKGROUND AND OBJECTIVES: To present an updated review of the literature pertaining to the following topics: pathophysiology, clinical features, treatment and prophylaxis indicated for most patients with rheumatic fever, so that health profession-
1. Graduandos do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Campos
(FMC).