Artigo de Opnião de Edgar Carlos de Amorim: Venelouis Xavier
420 palavras
2 páginas
Venelouis XavierConhecemos Venelouis Xavier Pereira quando ingressamos na Faculdade de Direito do Ceará, depois da UFC. Fazemos parte da turma de concludentes de 1959. Logo nas primeiras aulas, Venelouis, que era um tipo fisicamente comum, assim como somos, audaciosamente passou a paquerar coma linda e encantadora colega Vanda Palhando. Esta era de uma beleza sem par, a ponto de chamar a atenção só onde passava. Não sabemos se chegou a ser miss ceará. Mesmo assim, se tivesse havido concurso, poderia ter sido a mulher que representaria a beleza deste País. Mesmo assim, o namoro persistiu até chegar a casamento. Na época, chamou a atenção de muita gente, até que um jornal fez uma reportagem com eles abordando o tema: “O amor que o dinheiro está construindo.”
Terminado o curso, Venelouis e outro colega, puseram logo um escritório de cobrança. Colocaram nas ruas dois oficiais bem fardados, com a palavra cobradores escrita em suas blusas. Então, onde chegavam existia alguém ali devendo certa quantia em dinheiro e que não queria pagar. Coisa de Venelouis, pois era muito astucioso. Era uma maneira de conseguir bons resultados sem precisar de execução judicial, que demorava e nem sempre era proveitosa.
Passado o tempo, Vanda e Venelouis constituíram família, formando uma prole próspera e fez todos formados. Porém, no curso dessa trajetória chegaram a se separar. Contudo, Venelouis não deixou a mania de gostar de mulher bonita, e,já que, vez por outra, dava uma viagem ao sudeste, ou até mesmo ao sul, sempre trazia uma mulher, prova de quem tinha bom gosto. E procedia com inteira razão, pois se Deus fez algo mais sublime do que a mulher, aqui não deixou, levou-o para outro planeta. Certo que, no vai e vem da vida, Venelouis adquiriu o Jornal “O Estado”, na sombra do qual obrigava seus filhos, que hoje o dirigem com tanta maestria a trabalhar neste. Certa vez, um falso amigo seu, tentou tomá-lo, e nós, como sabíamos que depois da Vanda, o maior amor seu era