Artigo de Opinião
GABINETE DA REITORIA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNEAD)
Criação e Implantação Resolução CONSU nº 1.051/2014. DOU 20/05/14
MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS SOCIAIS E HUMANIDADES
ATIVIDADE BLOCO III
Ipupiara
2014
Solange Oliveira Araújo Silva
ATIVIDADE BLOCO III
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades pela universidade do Estado da Bahia (UNEB) como requisito parcial da disciplina: Ética Direito e Cidadania.
Ipupiara-Bahia
2014
Resumo: O trabalho aborda a divergência na justiça brasileira, no tocante às decisões judiciais busca encontrar aceitabilidade ou não de julgamento desigual entre os iguais, através da argumentação racional das injustiças praticadas em nome da justiça. No ponto de vista do relacionamento humano e social, Justiça pode ser entendida como a correta distribuição de oportunidades e a correta aplicação de normas e procedimentos legais, dentro de cada segmento justo e ético. Justiça, de um ponto de vista mais amplo, é dar-se igual oportunidade a todos, e aplicar-se a todos, indistintamente, a Legislação e as regras. Também nessa abordagem, necessariamente a Justiça seria, por definição, igualitária.
Palavras-chave: Justiça – Igualdade - Racionalidade – Princípios – Ética- Moral.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objeto buscar aceitabilidade e questionar o processo de julgamento que fere a ética e inquieta os envolvidos levando-os a um profundo questionamento sobre justiça no processo de aplicação do direito.
O termo justiça designa um ideal universal e, ao mesmo tempo, uma virtude pessoal. Fala-se de justiça e, também, de