Artigo de opinião
Desastre ambiental
A plataforma Deepwater Horizon, da empresa BP, protagonizou o que é o maior desastre ecológico de todos os tempos. Isso ocorreu quando sua plataforma estava trabalhando na extração de petróleo, no dia 20 de abril de 2010, explodiu no Golfo do México, matando 11 trabalhadores, e ferindo 17. Diversas foram as tentativas para conter o vazamento e que a cada dia que passa vai se espalhando num volume aproximadamente de 35mil a 60 mil barris de petróleo por dia. O meio ambiente daquela região vai se extinguir rapidamente se as coisas continuarem nesse ritmo. Muitas aves, peixes, tartarugas marinhas e entre outros animais se extinguiram rapidamente.
Barack Obama, com discursos ambientalistas e visitas às cidades que serão fortemente afetadas, tenta acalmar os moradores. Mas o problema não está em reconhecer o erro, está no fato de agir. Hoje em dia o mundo está cheio de pessoas que se dizem ambientalistas, mas o que vemos são pessoas que são na verdade Pseudo-Ambientalistas. Por exemplo, dizer que é ambientalista apenas por jogar um papel no seletivo e continuar tomando banho demorado, gastando luz desnecessária, entre outros, é o preocupante.
Voltando à questão, é claro que além da BP, o governo dos EUA sai deste desastre com a imagem fortemente afetada. Na sua candidatura, Barack Obama pretendeu distinguir-se da administração de Bush e levar mais a sério questões sobre a preservação do meio ambiente, mas o desastre ambiental está provando o contrário. A prova está no fato de a BP ter sido isentada de efetuar um estudo detalhado do impacto no Golfo do México, para que não houvesse grandes repercussões sobre o assunto manchando ainda mais sua reputação. Governos de outros países já anunciaram sua oposição à expansão da exploração de petróleo naquela região, contudo, Obama ainda insiste na necessidade de explorar mais poços de petróleos no Golfo do México, podendo apenas prometer que acidentes como estes não se