Artigo de opinião
a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).
h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.
Síntese sobre a espetacularização da mídia
Felipe de Sena Freitas
1. A espetacularização da mídia
Por Valério Bomfim em 28/10/2008
Professor e graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Facsul/Unime, Itabuna, BA http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_espetacularizacao_da_midia O artigo fala sobre a falta de senso que a imprensa teve no caso da jovem Eloá, quando o sequestro se transformou em uma novela. O sequestrador passou de homem apaixonado para um criminoso de alta periculosidade em menos de 24 horas. E após o fim trágico, se isentou totalmente de culpa,