ARTIGO DE OPINI O Nuria 1

527 palavras 3 páginas
JOVENS RUMO A MUDANÇAS Núria Angélica Alcântara da Silva1 A preocupação ambiental atualmente cresce de forma acelerada, o jovem começa a entender a importância de suas práticas ambientais. As pessoas mais novas têm capacidade de reivindicação, criatividade, espírito crítico na identificação de soluções e vontade de mudança, portando são a esperança das futuras gerações.
Meio ambiente natural, ou físico, constituído pelo solo, a água, o ar atmosférico, a flora; enfim, pela interação dos seres vivos e seu meio, onde se dá a correlação recíproca entre as espécies e as relações destas com o ambiente físico que ocupam (SILVA, 2004, p. 21). Envolver a juventude na discussão e no engajamento no tema meio ambiente e sustentabilidade é um dos desafios que está colocado na atualidade. Será que eles realmente, apesar da pouca idade, teriam o que acrescentar? Percebe-se que os jovens trazem uma força de mudança muito forte, mas que precisa ser bem conduzida pela família, pela escola e pela comunidade. Cinco em cada dez jovens acreditam que só a população, atuando de forma coletiva, pode virar o jogo em favor do meio ambiente e do Brasil. Acreditam, porém, que isso só vai acontecer quando o grau de consciência for maior, diminuindo o consumismo, ou quando o problema for sentido na pele e no bolso.
Nos últimos anos, é cada vez mais presente na sociedade a figura do consumidor ecologicamente correto, também conhecido como “consumidor verde”. Makower (apud GIACOMINI FILHO, 2004) explica que o que faz um consumidor ser ecologicamente correto não é nenhuma outra característica além de seu comportamento efetivo na aquisição de artigos que tenham um agregado ambiental. Deste modo, segundo o autor, para ser um consumidor verde bastaria acrescentar o fator E, ou “fator ecológico” (E-factor – environmental factor) na decisão de compra.

Parte dos jovens brasileiros

Relacionados

  • o papel do psicólogo
    7313 palavras | 30 páginas