Artigo Costafernando

3507 palavras 15 páginas
I. Introdução

A

composição

desta

pesquisa

desenvolveu–se

em

dois

sentidos

complementares: 1. observação participante, segundo o regime de uma pesquisa etnográfica; 2. histórias de vida, obtidas através de relatos orais, dois procedimentos metódicos dos mais encarecidos pela Psicologia Social que é desenvolvida no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Este trabalho visou dar seqüência à dissertação de mestrado defendida em 2002 e que, para sua realização, supôs o desempenho do ofício de gari pelo próprio pesquisador. Uma Iniciação Científica, depois o Mestrado e parte do Doutorado, somam dez anos em que semanalmente (um ou dois dias) trabalhei entre os garis do campus da USP.
Estabelecer um diário de campo, descrever fenômenos psicossociais e interpretá-los foram os objetivos gerais da pesquisa anterior. As investigações de iniciação científica e mestrado quiseram estimar traços sociais e psicológicos assumidos por uma forma de trabalho não-qualificado e subalterno: o trabalho de garis.
A pesquisa encontrou, precisou logo descrever e gradualmente discutir problemas de humilhação social ali reconhecíveis, especialmente aquele então designado como invisibilidade pública (problema singular que polarizou toda a investigação). O pesquisador testemunhou muitas vezes o fato de que os garis não simplesmente padeciam pancadas de humilhação social, mas respondiam aos golpes: ressentindo, conversando e agindo. As ações nunca alcançaram a figura plena de reações coletivas politicamente organizadas. Entretanto, os sentimentos, as opiniões e atitudes testemunhados mostraram-se de tal modo significativos que o pesquisador não pôde deixar de, todo tempo, também assinalar a resistência e o ponto de vista daqueles trabalhadores. O diário de campo e seu estudo, os dados obtidos e sua discussão serviram como importantes balizas para definição da etapa atual de pesquisa.
O ofício de gari pareceu intensamente marcado por um fenômeno intersubjetivo:
a

Relacionados