Artigo Como escolher uma profissão
São constantes os questionamentos dos jovens quanto à escolha por uma carreira a qual ele/ela seja feliz. Diariamente artigos são publicados, pesquisas realizadas e informações lançadas nos mais diferentes veículos de comunicação. Porem, o fato é que o quanto antes o jovem definir por sua carreira, mais feliz e realizações ele promoverá ao longo de sua vida!
Em meio a tantas mudanças, característica dessa fase da juventude, são muitas as informações e considerações na hora de escolher por uma carreira. Quase sempre a definição é influenciada pelos pais e na maioria das vezes sustentada pelo profissional com medo de reconhecer que a decisão não foi acertada e recomeçar. Dilemas, desgastes, frustrações e outros sentimentos vêm à tona diante deste cenário.
Escolher a profissão considerando a carreira dos pais ou outro membro da família pode ser um grande sinal de admiração. Considerando também facilidades e segurança em seguir por esse caminho e aproveitar as oportunidades de um “padrinho” nesta jornada. Entretanto também pode ser uma grande armadilha. A questão é que nem sempre a admiração ou um caminho facilitado será sustentável no médio e longo prazo! Eu diria que o grande segredo permeia a tão famosa frase: O que importa não é ter, mas ser!
Assim como milhares de informações são lançadas na mídia, diariamente ouvimos sobre líderes que, um dia é referência e ocupam cargos importantes em uma grande organização e no outro são desmascarados por atitudes e comportamentos duvidosos. Portanto não adianta ter um bom cargo, uma carreira que será sustentada pela admiração ou apoio dos pais se, de fato, o jovem não se identificar com a profissão. Estamos falando aqui de moral e ética! Essa identificação é que vai sustentar seu propósito de vida! Que vai fazer com que abrace causas relacionadas à sua profissão, que vai desbravar caminhos antes desconhecidos. Além de criar demanda por uma análise sutil da situação real, a fim de estancar