Artigo cietifico
SUSTENTABILIDADE, ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE
No momento em que todos aguardam a RIO +20, há trabalhos em várias áreas do conhecimento que lidam com os desa os em conciliar os princípios do desenvolvimento sustentável com as práticas de gestão das organizações. Sustentabilidade é um tema de crescente interesse, mas, ao mesmo tempo, seu entendimento e operacionalização implicam grande complexidade prática e teórica, envolvendo dilemas, paradoxos e contradições. As indicações bibliográ cas abaixo reúnem
um conjunto de leituras para os que querem entender as di culdades e o potencial de mudança no cotidiano das organizações, já que é a tradução particular que cada organização e cada gestor faz do seu cenário que materializa essa ideia-força chamada sustentabilidade.
As obras foram selecionadas pelas professoras Andrea Leite Rodrigues e Sylmara Lopes F. Gonçalves Dias, ambas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP).
A GRANDE TRANSFORMAÇÃO: As origens da nossa época. Karl Polanyi. São Paulo: Campus,
2000 (1. ed. 1944). 354 p. Um clássico, essencial para entender as origens históricas dos dilemas entre econômico e social. O autor reúne evidências na história para mostrar que a atividade econômica sempre esteve imersa em outras atividades da vida em sociedade; a primazia do econômico (e do mercado) são fenômenos do século XX, após a crise do liberalismo. Destaque para a forma como o autor apresenta o fascismo e o socialismo como modos de organização que também propuseram dar primazia ao social, mas à custa de regimes de exceção e horror.
A SOCIEDADE EM REDE. Manuel Castells. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 698 p. O sociólogo espanhol é um dos precursores do estudo sobre o impacto da tecnologia na sociedade. Publicado em 1996, este é o primeiro volume da trilogia composta por O poder da identidade (1997) e O m do milênio (1998). Sua obra é essencial, uma vez que pensar uma nova relação entre social e