Artigo cientifico "paper"
Esta sistematização se dá em virtude de haver um singular público que desconhece a forma como o paper é concebido, caracterizado e qual sua função para academia.
Tem como objetivo basilar, contribuir para o processo de ensino aprendizagem, apresentando caminhos metodológicos para a produção de documentos com característica de “paper”.
Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica (textos científicos e as normas da ABNT, especialmente a norma de Resumo – NBR 6028, Artigo em publicação periódica científica impressa – NBR 6022, Referências – 6023, Citações em documentos – 10520 e Numeração progressiva das seções de um documento escrito – NBR 6024) e pesquisa eletrônica, tendo em seu universo a Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi e como público alvo alunos, funcionários e docentes.
À frente será mostrada uma série de normas e processos a respeito da concepção e aplicação do Paper no meio acadêmico, assim como orientá-lo, metodologicamente, na produção de um paper.
1. ARTIGO CIENTIFICO OU “PAPER”
Artigo Científico ou “Paper” vem a ser a mesma coisa, e foi regulamentado recentemente pela ABNT. Antes de se escrever um Artigo Científico, é preciso que se saiba qual a sua finalidade. A maioria das casas publicadoras e revistas especializadas possuem normas próprias e especificas. Portanto, antes de tudo, é preciso certificar-se da existência de alguma exigência quanto à formatação do artigo. A ABNT regulamentou a apresentação dos Artigos Científicos exatamente para as ocasiões em que essas normas não são explicitadas, geralmente aqueles exigidos como forma de avaliação em Instituições de ensino.
Um bom exemplo são revistas na área medica que exigem seus artigos apresentados segundo as normas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, conhecido como o “Grupo de Vancouver”.
A própria ABNT encarregou-se de dar uma definição para Artigo Científico com o objetivo de uniformizar sua utilização. Diz a norma que Artigo