Artigo cientifico meio ambiente
Bruna Cecim; Bruno Costa Falcão; Luzineide Cardoso de Araujo;
Ketlin Albuquerque; Wellington Carvalho
Orientador: Msc. Flavio Augustus da Mota Pacheco
RESUMO
O tema meio ambiente, utilizado como estratégia de competitividade nas empresas, tem sido recente. A cada dia fica mais óbvio que, para uma atividade empresarial ser mais eficiente, faz-se necessária a introdução de critérios ambientais no processo produtivo, e é por este motivo que a implantação correta de políticas ambientais, deve ser discutida e implantada com critérios pré-determinados. Assim, este trabalho objetiva averiguar as políticas ambientais das empresas de Palmas. Para a realização deste estudo, foram pesquisadas 20 empresas de ramos distintos para conhecer suas políticas. Foi possível identificar que a maioria das empresas possui políticas ambientais incorporadas percebe-se, entretanto não as utilizam corretamente.
Palavra Chave: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Gestão Ambiental
1. INTRODUÇÃO
O meio ambiente tem sido foco de discussão nos últimos 20 anos. Sua ênfase inicial foi abordada por biólogos e defensores do meio ambiente sobre os assuntos relacionados a destruição da camada de ozônio, o esgotamento acelerado dos recursos naturais etc. Todos estes problemas levam à busca de um novo modelo de crescimento econômico que considera mais a preservação do meio ambiente.
Com o advento da competividade, muitas empresas iniciaram suas buscas pela diferenciação, se preocupando também com o meio ambiente. Talvez um dos motivos esteja ligado ao fato de serem ecologicamente corretas, e ficarem “simpáticas” ao público consumidor. Até poucos anos atrás, as empresas consideravam estas questões como uma imposição dos sistemas de proteção ambiental, que implicavam aumento de custos. Mas hoje, os aspectos ambientais começam a ser considerados como fatores competitivos, que podem conceder à empresa uma vantagem no mercado