Artigo Cientifico Contabilidade e Direito
2.1 Historia da contabilidade
A Contabilidade nasceu a partir da preocupação) do homem de registrar e controlar seu patrimônio, e tais necessidades ( preocupações) existe desde as primeiras civilizações. Para Sá (1997, p. 21) “desde que a célula social nasceu ( azienda), como família, mesmo nas sociedades mais rudimentares, nasceu também a necessidade de conhecer a evolução dos meios patrimoniais de que dispunha, para atingir suas finalidades”.
Desse modo a contabilidade tem sua origem com o desenvolvimento da Civilização Humana, sendo que à medida que ela evolui a contabilidade evolui junto. Segundo Sá (1997, p.15), “ a contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso, seus progressos quase sempre tenha coincidido com aqueles que caracterizam os da própria evolução do ser humano”.
Recentes descobertas arqueológicas evidenciam que a atividade contábil já era desenvolvida desde a pré-história, durante o período Mesolítico, que foi compreendido entre 10.000 e 5.000 a.C. Registros que identificavam o elemento patrimonial foram encontrados em pinturas líticas e em gravações de ossos de rena, como nessa época o homem não sabia escrever e calcular, tais registros eram feitos em formas de traços e de desenhos. O mais antigo documento dessa época que se conhece, foi encontrado na gruta de D’Aurignac, no Departamento de Haute Garone, na França. (SÁ, 1997 pg 21) OBS: essa parte que está em itálico é um resumo do livro, como achei um pouco parecido, coloquei em itálico para depois te mostrar.
A contabilidade teve um avanço significativo (expressivos) com a utilização do método das partidas dobradas. Este método, apesar de pesquisas comprovarem que já era praticado antes mesmo do nascimento de Cristo, de uma forma mais primitiva devido a não existência de escrita e livros, “praticava-se, pois, na antiga Suméria um tipo de partidas dobradas já em 3.200 a.C.” ( José Luiz dos Santos,