Artigo Cientifico Alexandre Puls do Amaral
Alexandre Puls do Amaral*
RESUMO
Este trabalho propõe-se a avaliar os benefícios, dificuldades e elementos inseridos na adoção de Engenharia de Requisitos na PROCERGS, citando experiências vividas e perspectivas de como isso pode melhorar a vida da companhia. Dentro deste contexto, abordará também a utilização da Ferramenta Redmine.
Palavras-chave: Engenharia de Requisitos, Redmine, Procergs.
1 Introdução
De acordo com Sommerville (2003), um produto de software é obtido por meio de um conjunto de atividades e resultados associados, conhecidos como processos de software. Uma das atividades destes processos é a especificação de requisitos, que, se não for feita de modo correto, tem grandes chances de levar o processo de desenvolvimento do software a falha parcial ou total do projeto.
A finalidade deste artigo é avaliar, de forma construtiva, os benefícios da adoção de Engenharia de Requisitos na PROCERGS sob o ponto de vista dos funcionários da empresa e pós-graduandos do curso de Engenharia de Software – Ênfase em Soluções de Governo da Universidade de Santa Cruz do Sul. O tema abordado faz parte da disciplina número 22043 - Engenharia de Requisitos: Desenvolvimento e Gestão de Requisitos. Serão postos em prática os conhecimentos adquiridos durante a disciplina e a experiência de cada funcionário nos seus respectivos projetos na empresa, apontando sugestões de melhorias que poderiam ser implementadas para auxiliar no processo de desenvolvimento de software hoje utilizado na empresa.
2 Engenharia de Requisitos e PROCERGS
A PROCERGS é uma empresa de âmbito estadual e como tal, atende as mais diversificadas necessidades de soluções de TI. Além do largo espectro de clientes, temos algumas diferenças importantes com relação a iniciativa privada:
a) estamos sujeitos a constantes trocas de governo (e eventualmente troca de gestores que suportam os processos de implantação ou melhora)
b) histórico engajamento