Artigo 3º A Sistematização da Assistência de Enfermagem
Esse último fenômeno demonstra que há um declínio da taxa de fertilidade - média do número de filhos que as mulheres têm durante a vida. A redução da taxa de fertilidade é causada por vários fatores combinados, como o desenvolvi¬mento e a dissemi¬nação de métodos contraceptivos e o aumento da parti¬cipação da mulher no mercado de trabalho, o que lhe tira a disponibili-dade para tarefas domésticas e para a dedicação integral aos cuidados dos filhos.
3
Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros. Atualmente, a expectativa de vida da população brasileira é de 72,5 anos, sendo que as mulheres vivem, em média, 76 anos e os homens, 69 anos
4
A demografia - ciência que estuda as modificações que ocorrem nesses indicadores - definiu "transição demográfica" como as mudanças dessas taxas no transcorrer do tempo. Ou seja, as sociedades sofrem, continuamente e em diferentes ritmos, processos de transição demográfica.
Para o demógrafo Warren Thompson, a transição demográfica ocorre em 4 fases:
Fase 1 (ou pré-moderna): ocorre oscilação rápida da população, dependendo de eventos naturais (secas prolongadas, doenças, etc.). Há grande população jovem.
Fase 2 (ou moderna): taxas de mortalidade caem rapidamente devido à maior oferta de alimentos e de melhores condições sanitárias. Há aumento da sobrevida e redução de certas doenças. Ocorre aumento da taxa de nascimento e da população.
Fase 3 (ou industrial): urbanização, acesso a métodos contraceptivos, melhora da renda, redução da agricultura de subsistência, melhora da posição feminina na sociedade e queda da taxa de nascimentos. Há um número inicial grande de crianças, cuja proporção cai rapidamente porque ocorre aumento na proporção de jovens concentrados em cidades, com o decorrente aumento da violência juvenil. Tendência de