Articulaçoes temporo mandibulares
Abril/2012
Articulação temporomandibular (ATM):
A articulação temporomandibular faz parte do sistema estomatognástico, já que juntamente com outras estruturas é responsável pela mastigação, deglutição, respiração, fonação e postura.
A ATM é uma articulação sinovial do tipo gínglimo (permite o movimento em dois sentidos opostos). As superfícies articulares envolvidas são o côndilo da mandíbula, o tubérculo articular do osso temporal e a fossa mandibular. A cápsula articular da ATM é frouxa e sua camada fibrosa se fixa às margens da área articular no osso temporal e ao redor do colo da mandíbula. A articulação possui duas membranas sinoviais. A primeira é a membrana sinovial superior que reveste a camada fibrosa da cápsula acima do disco articular. A segunda é a membrana sinovial inferior que reveste a camada fibrosa da cápsula abaixo do disco articular.
O disco articular é um tecido conjuntivo fibroso, denso, avascular e livre de nervos; portanto tolera as forças de atrito. Ele divide a ATM em dois compartimentos separados. Os movimentos de protusão e retrusão (translação) ocorrem no compartimento superior; e os de dobradiça de depressão e elevação (rotação) ocorrem no compartimento inferior.
A cápsula articular é fibrosa, bem fina e relativamente frouxa. Ela circunda a superfície articular do côndilo, e combina com o periósteo do colo mandibular. Sua parte espessa forma o ligamento lateral intrínseco (ligamento temporomandibular), que fortalece a ATM lateralmente e, juntamente com o tubérculo pós-gleinodal, atua para evitar a luxação posterior da articulação.
Os dois ligamentos extrínsecos e o ligamento lateral unem a mandíbula ao crânio. O ligamento estilomandibular, que é um espessamento da cápsula fibrosa da glândula parótida, segue do processo estiloide até o ângulo da mandíbula e não contribui significativamente para a força da articulação. O ligamento esfenomandibular segue da espinha do