Arteterapia
Arte-terapia em Hospitais
A Arte-terapia hospitalar visa:
Resgatar o desejo de cura, auto regeneração;
Fornecer ao paciente meios para catarse (liberação de sentimentos de raiva e revolta por estar doente);
Desenvolver forma criativa de se lidar com a doença e diminuir o stress;
Fazer o paciente rir. O riso é terapêutico.
Arte-terapia
É a arte que cura. A arte da manifestação do subconsciente que ajuda a encontrar-se e a resolver os conflitos internos.
Para que serve
Artigos
A pintura como terapia – A Arte-terapia
Na arte-terapia usam-se muito materiais e muitas técnicas, mas hoje especialmente vamos falar de pintura.
Podemos perceber pelo menos duas modalidades de pintura, a pintura como arte, como estamos acostumados a ver, e a pintura que é usada para fins terapêuticos.
A arte-terapia então é uma terapia que usa a arte como método de compreensão do sujeito. A finalidade não é um trabalho bonito para exposição, mas um trabalho que proporcione um resultado na consciência. O importante não é o que se pinta propriamente dito, mas o que se pinta e o que se fala, que conteúdos internos se manifestam através da palavra, recordações, problemas, críticas, dificuldades. As cores e os símbolos são arquetípicos, vêm mansamente à tona e se desdobram em significados importantes na terapia.
O significado nem sempre é interpretável, ele já é manifestado e tem vida própria. O sentido é o que está ali pintado, é o que se falou, foi o que veio à luz da consciência passando pelo controle do ego. Por isso é tão importante. A pintura dá conta do que não conseguimos dizer, do que não podemos contar só com as palavras.
O tratamento psicoterapêutico feito através dos símbolos, esteve sempre presente nos consultórios e é a base de praticamente todas as terapias. Freud, por exemplo, trabalhava com os sonhos, que nada mais são que figuras e histórias que nos vêm à mente enquanto dormimos. Estes símbolos são muito importantes, pois encerram um