artes visuais

1102 palavras 5 páginas
LINGUAGEM EDUCACIONAL AVANÇADA

PEDAGOGIA – 2° SEMESTRE
PROFª ROSSANA

INTRODUÇÃO

Optamos em trabalhar Artes Visuais visando a APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS, exibindo um episódio do desenho infantil COCORICÓ . Trabalhando este método com crianças da Educação Infantil (de zero a seis anos), temos como objetivo fazer com que a criança amplie sua visão de mundo, além de poder expressar seu ponto de vista em relação as informações passada a ela. Ficando a critério do professor trabalhar posteriormente o fazer artístico, proporcionando que a criança confeccione desenhos a partir da observação das situações.

ARTES VISUAIS

As artes visuais são linguagens que expressam, comunicam, e atribuem sentido a sensações, sentimentos pensamentos e realidade por meio da organização das linhas, formas, pontos, cor, luz, sendo, portanto, uma das maneiras mais importante de se expressar e se comunicar, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação e de modo especial na Educação Infantil. As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações de arte e do fazer artístico, que desde cedo sofrem influências da cultura. Mesmo assim, é possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, pois, seus trabalhos revelam o local e a época em que vive. A aprendizagem se da através dos seguintes aspectos:

Fazer artístico;
Apreciação;
Reflexão.

Antes de saber representar graficamente o mundo visual, a criança necessita associar, identificar e reconhecer diferentes objetos e funções. Para isso, ela precisa vivenciar, apreciar e aprender ludicamente o que a arte lhe proporciona em termos de total desenvolvimento.

O FAZER ARTÍSTICO

Para o fazer artístico faz-se necessária a utilização de instrumentos, materiais e suportes, a partir do momento em que as crianças possuam condições motoras

Relacionados

  • artes visuais
    4011 palavras | 17 páginas
  • Artes Visuais
    2665 palavras | 11 páginas
  • Artes visuais
    5540 palavras | 23 páginas
  • Artes visuais
    265 palavras | 2 páginas
  • Artes Visuais
    581 palavras | 3 páginas
  • artes visuais
    1069 palavras | 5 páginas
  • artes visuais
    722 palavras | 3 páginas
  • Artes visuais
    339 palavras | 2 páginas
  • Artes visuais
    1177 palavras | 5 páginas
  • Artes visuais
    439 palavras | 2 páginas