Arte e Cultura
Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2009
Clínica Naturale.
Introdução à História da Arte
Arte e Criatividade
O que é arte?
Pablo Picasso pegou um guidão e um assento de bicicleta e os juntou formando uma cabeça de touro. O guidão e o assento em si mesmos não são uma obra de arte. E nem o ato de juntá-los desta forma necessita de uma grande perícia técnica. Mas o resultado mostra uma incrível genialidade. O guidão e o assento sempre estiveram aí, ao alcance de todos nós, mas só Picasso viu essa associação. Picasso criou, e a arte está diretamente ligada ao ato de criação. A criação ocorreu de uma forma muito simples, com objetos absolutamente triviais, restos de uma velha bicicleta, mas “A Cabeça de Touro” é inegavelmente Arte.
Cabeça de Touro
Pablo Picasso – 1943
A criativa associação de um guidão com um assento de bicicleta cria uma nova imagem. A criação pode ser simples.
Artista, o Cientista e o Artífice
A elaboração de um objeto, mesmo com grande perícia manual, não merece a designação de obra de arte se não estiver claro o ato criativo.
Então, se um pintor realiza reproduções de grandes mestres da pintura, destinadas à decoração, mesmo que as fazendo perfeitas e absolutamente fiéis aos originais, não deverão ser consideradas obras de arte, por não exibirem o aspecto de criação. Neste caso o artista se transforma em artífice. O Artífice só faz aquilo que é possível e tende à padronização e à regularidade, enquanto que o artista está sempre tentando procurar o impossível, o inexistente, o novo, o improvável, o inimaginável.
Existe uma grande similaridade entre o artista e o cientista. Ambos realizam o mesmo exercício básico, que é a criação. Há uma diferença entre quem inventou a Penicilina, o cientista, e quem a fabrica, o artífice. O cientista